terça-feira, 22 de março de 2016

Como transferir um desenho para a camiseta, usando papel vegetal e lápis 6B

Estampando o desenho de uma ''boquinha charmosa'' + Camiseta Estilizada Com Franjas e Spikes


Falando em estampas, do tipo diy, postadas aqui no blog até o momento, são de desenhos mais simples, de silhuetas, usando os moldes de papel sulfite, ou como aquele dos moldes em miniaturas feitos com a tampa do pote de sorvete.

E como havia comentado, em um post desses, agora vou mostrar, como transferi para o tecido, um desenho mais detalhado, de forma manual também, método que serve para outros desenhos.



Então...dias atrás, fiz a estampa de uma boca estilosa, o desenho não é igual, ao que tenho na loja virtual, mas é parecido e, inspirado na t-shirt estilizada da Lana Del Rey, (foto aqui).



Só precisa de um tiquinho de paciência na hora de riscar, mas vale a pena, o resultado é bem legal...:)







Material:

Desenho impresso no A4 (papel sulfite)

1 folha de papel vegetal A4

Lápis 6B

Fita crepe, que servirá para manter e prender o papel no lugar certo.


Costumo usar uma fita métrica pra me orientar na hora de centralizar o desenho. Nas laterais da blusa, deixo o mesmo tamanho, aí vou ajustando até ficar igual.




Prendi o sulfite com 3 pedaços da fita crepe, deixando a parte inferior sem.


Depois coloquei o papel vegetal embaixo da folha sulfite, até sumir de vista e se ajustar a folha do desenho.


Importante: para que dê certo, o lápis tem que ser o 6B, de desenho, talvez o 4B também funcione, enfim, tem que testar. Usei um lápis 6B ''ching ling'' que comprei numa loja de coreanos, onde moro...xD.

O que ocorre é que, quando chegar a última etapa, que é a de passar o lápis, sobre o contorno feito antes com 6B, o grafite deste, vai se soltar, marcando o tecido.


Passei o contorno pelo desenho todo. (Lembrando que a outra folha de papel vegetal tá abaixo desse desenho)...(:


Importante: depois que terminei o desenho, soltei a fita que prendia somente o lado da folha, a outra parte da fita crepe permaneceu no tecido. Note que o desenho passou para a folha que estava embaixo, ficou um contorno branco na folha de papel vegetal.


Descartei a folha sulfite. Peguei a folha de papel vegetal, e virei do outro lado, que está sem a marca do rabisco (contorno branco), mas como é transparente dá pra vê-lo.


Novamente passei o lápis 6B, contornando todo o desenho...





Importante: coloquei o lado da folha que tem o contorno de lápis, para baixo, no centro da camiseta, e prendi com as fitas, que havia deixado coladas no tecido. 





Pela última vez...(calma que tá acabando essa parte...(rs)), contornei o desenho...:)


Ao retirar a folha de papel vegetal, o contorno do lápis, já estava na camiseta. Depois parti para a pintura.



Usei as tintas para tecido da marca Acrilex, cores: vermelho fogo, preto e branco.


Apliquei o vermelho primeiro, depois o branco e por último o preto. Pincel menor para áreas menores, e deixei secar.


Para ''dar uma finalizada na arte'', passei o contorno preto, com a caneta para tecido, também da Acrilex.



Camiseta Estilizada com Franjas e Spike

Franjas:

Antes de começar, corto a barra da camiseta, que é a parte da costura. Para cortar as franjas, ter em mãos uma tesoura afiada, é o ideal.



As franjas serão na vertical, costumo dobrar a camiseta ao meio. Faço o primeiro corte, dividindo ao meio.


Depois faço as linhas, com auxílio de uma régua e risco de giz. Em seguida, corto as tiras bem devagar, nem muito fina nem muito larga. Ao terminar, estico devagar cada uma delas, pra dar acabamento.


Spikes...
Dica: Pra quem é de sampa, já comprei através da internet, no Armarinhos 25. Lá eles vendem um kit igual a esse aqui, muito fofo, não sei se tem ainda, que já vem com o aplicador, usei em uma das minhas primeiras customizações, e o valor foi muito bom, recomendo! Maaas, dê uma olhadinha também no armarinho da região onde você mora, ou ainda, pesquise no mercado livre...:)



Como Aplicar o spike?

É só pressionar as 4 pontas do spike sobre a área desejada, e pelo lado avesso, com o aplicador, pressionar a ''garrinha'' contra o tecido para fechá-lo, e prontinho, mas se não tiver um aplicador, dá pra improvisar alguma ferramenta, só tome cuidado para não se machucar.




Mangas:
Fiz 2 dobras em cada uma delas, apliquei 3 spikes acobreados em ambas, que servem para prender a barra dobrada.



Ombros:

No ombro, dividi em 2 parte iguais, e no centro, fiz 1 pequena sobreposição com os tecidos, o que diminui a largura nessa área, e apliquei 2 spikes .



Coloquei 1 de cada lado, a costura fica no meio. Para aplicá-los na roupa, é bem fácil, pressionando as pontinhas no tecido, e pelo lado avesso, com o aplicador empurrar as 4 ''garrinhas'', para fechá-las, e só.


Pelo tamanho da camiseta, não consegui deixar as franjas tão compridas, como no modelo que a Lana Del Rey usa, mas procurei deixar o mais longas possível, o que deixou a camiseta bem mais curta, caso opte por camiseta mais fechada, cobrindo a barriga, deixe as franjinhas mais curtas.



Teh+!


Imprimir



Nova Lojinha de Camiseta No Site Montink

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...