quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Transformando uma Tiara de Cabelo em Orelhas do Mickey Mouse + Estampa de Gravata Bordada Com Lantejoulas - Artesanato

Olá pessoal, saudações a todos os amigos, então né, dias atrás, fiquei envolvida numa daquelas reorganizações de guarda-roupa, faxina geral, separando peças que não usaria mais e tal, em boas condições, serão doadas, enfim, faz parte, hora ou outra fazemos isso, aqui em casa não é diferente...:)

Foi então, que tive um "insight" ao ''dar de cara'' com uma tiara de cabelo, e num momento inspiração... não sei porque lembrei do Mickey Mouse, mais precisamente, nas orelhas do Mickey Mouse...(rs), sim eu fiz! e ficou legal! hehe.


Dá pra fazer uma graça com elas, tanto pra tirar selfies, ou usá-la como acessório de fantasia, e fantasia não é só em tempo de carnaval não, nunca fui a uma festa desse tipo, imagino que seja divertido...:)



O artesanato pode servir de inspiração, sugestão, pra quem também goste de criar, personalizar, reciclar, fora que é uma atividade terapêutica, pelo menos pra mim..:)


Esta é a tiara de cabelo que usei, apesar de nova, um pouco danificada, e ao invés de jogar fora...


Não tinha retalhos de tecido preto, então peguei uma camiseta, preta lisa, sabem né, aquela que chamam de tradicional. Cortei um pouco as mangas, e na barra, um pouco abaixo do umbigo. Este é o tecido, que usaria e usei, para encapar as orelhas. A outra parte que sobrou, a camiseta em sí, customizei depois, com estampa de gravata e bordada com lantejoulas vermelhas, logo mais abaixo, explico...;)


Com fazer as Orelhas do Mickey Mouse, usando uma tiara de cabelo?


Vejam só que, na hora de customizar uma camiseta, eu nunca uso a barra, justamente por ter uma costura, mas desta vez...



Só tirei a costura dela, cortando, e usei essa tira, (da barra), para enrolar na tiara, como uma nova capa...:)




Para as orelhas, fiz um molde de sulfite, um círculo com 7cm de diâmetro. Posicionei esse molde, conforme na foto abaixo, cortei uma parte dele, seguindo o contorno da tiara, que é a base onde seria colado depois, em papelão.



Usei a tampa de uma caixa de papelão, coloquei o molde de sulfite, sobre o papelão. Lembrando que a base, cortei também, ficará com uma leve curva, e são 4 peças.


Para encapar as orelhas, usei aquele pedaço de tecido da camiseta, que cortei anteriormente. Novamente usei o molde de sulfite, passei uma marcação ao redor, de 1cm pra mais, e cortei também 4 peças.


Para colar o tecido no papelão, usei aquela ''colinha top'', chamada Pegamil, pensei em usar cola quente, mas por ser espessa, prejudicaria o acabamento, neste caso...:)


Depois de encapadas, peguei 2 peças, para fazer a primeira orelha, e grudei uma na outra, com a mesma cola, pressionando as bordas pra juntar, ''bem juntado''...(rs).




Com as 2 ''orelhitas'' prontas, usei a cola mais uma vez, para pregar as 2 peças na base da tiara, uma de cada vez, pressionando com cuidado até se firmar. Deixei secar, algumas horinhas, depois... Poderia ter parado por aqui, que já ficou legal, mas...para obter um acabamento mais ''caprichadinho'', usei tinta alto relevo, da Acrilex, cor preta, pra passar nos cantos, frestas, que unem uma parte na outra, e esconder os ''defeitinhos'', onde possa haver áreas vazadas e cola a mostra.


3D

Como a tinta é alto relevo, tem consistência, apliquei nos cantos, para preencher alguns ''espaçinhos''...:)


Pressionei a tinta, empurrando contra as frestas, com os ''deditos'' mesmo, me sujei um ''tiquinho'', mas sai fácil, lavando as mãos em seguida, essa tinta não é tóxica, então...tudo ok, preenchi as áreas como eu queria.


Para finalizar... apliquei tinta para tecido preta, aquela normal e fosca, pra dar aquela ''reforçada'' na cor, e por último, apliquei a tinta alto relevo(3D) com o  pincel, por toda a tiara, já que essa tinta tem um brilho, depois foi só deixei secar...:)


Orelha pronta, se quiser, dá pra colar um laço na tiara, e transformá-la na tiara da Minnie Mouse...hehe, eu ía fazer assim, e mudei de ideia. Como tinha feito um laço pequeno de fita cetim, ilustrei o passo-a-passo, acabou que usei outro feito com o tecido da camiseta mesmo, preguei bem na gola. O ''esqueminha''  do laço, é o mesmo, com qualquer tecido.



Vamos ao laço...a primeira foto, ilustra a parte do centro do laço (o miolo), não gosto dessa palavra, mas não achei outra, por preguiça também...XD


Essa é a minha forma de fazer laço, há outras maneiras, diversas mesmo, procure alguns tutoriais aqui na net...:)


Customizando a camiseta com estampa de gravata, bordada com lantejoulas

Na camiseta, pensei em uma estampa de gravata, não a gravata borboleta, usada pelo Mickey, preferi usar o desenho de uma gravata tradicional, e com o auxílio de um molde em sulfite, coloquei sobre a camiseta. Para a marcação, usei lápis aquarelável branco, (umedeci a ponta do lápis na água, enquanto riscava), mas dá pra usar um giz branco...:)


Pensei em pintar de branco, uma estampa descolada e criativa, o que eu gostei, mas fica então como outra sugestão...:)



Optei por fazer um ''parzinho'' com a orelha do Mickey, então ''bota lantejoulas Talita!''. São vermelhas (10 cm), colei tanto no laço, como na camiseta, uma a uma, que cola? dê uma ''zoiada'' neste post aqui...:)




Coloquei a estampa da gravata, onde termina a gola da camiseta, e depois colei os ornamentos, como mostra o desenho abaixo...(:

customização de camiseta

Ficou assim...mas há tantas possibilidades, pense que no lugar das orelhas do Mickey, seguindo este mesmo modo, dá pra fazer outros tipos, como aquelas orelhinhas de gato, que a Ariana Grande usa, e muito mais, vai da criatividade de cada um.


É isso pessoal, eu adoro artesanato, desde criança, no decorrer do ano, vou colocar mais ideias por aqui.

Teh +!




Imprimir

molde-de-sulfite



Nova Lojinha de Camiseta No Site Montink

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...