segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

Máscaras de Carnaval - Artesanato - Diy

Como diz Neguinho da Beija-Flor: ''Olha o carnaval aí gente!'' Pois é, em tempos de folia, me peguei pensando nessa festa toda, decidi escrever neste ''bloguito'' algumas recordações, ''prosear'' um ''cadinho''.

Fiz algumas máscaras de carnaval, artesanato fácil, dá pra usar materiais que temos em casa, já que vale muito a pena reciclar, só que até pra reciclar, não tenho tido tanto recurso à disposição, estão acabando..:(

Comprei alguns papéis pra decorar as máscaras (ô lugar que eu adoro estar, papelarias!...(rs) ), são tantos materiais disponíveis, de tudo o que é jeito, cor, minha criatividade dá pulos de alegria, ao ver tintas coloridas, lápis, canetas, canetinhas, pincéis...S2!



Um pouco de ''prosa'' (se quiser pode pular direto pra máscara, sem problemas)...:)


Na infância, pude ''curtir'' um pouco essa festa, na pequena e adorável cidade das MG, onde meus pais nasceram. Era criança, mas tenho muitas lembranças desse tempinho ''bão demais da conta!'', dos desfiles das pequenas escolas de samba, que aconteciam na região, além dos blocos, que ainda permanecem por lá. Era um clima alto astral, uma tradição todo ano, toda a família participava, tios, tias...




Gente do céu!, deixa eu dizer uma coisa: aquelas lantejoulas que usei na customização, em estampas bordadas com lantejoulas, acreditem se quiserem, eram daquela época!!!...sobraram das fantasias que a minha tia confeccionava, acho que nem ela vai acreditar, que estão conservadíssimas até hoje, são muitas mesmo, já usei em tudo o que é customização e artesanato...S2! 

Mas quando digo que ''curti'', era assistindo, não desfilando, era uma criança tímida demais, pra caír na folia, apesar de saber sambar!....hehe, também acreditem se quiserem, é que eu sempre tive facilidade pra dança, desde pequena,...:)

Me refiro a uma bateria, de uma escola muito, muito, muito pequena, imaginem só, em escolas grandiosas como, as do Rio de Janeiro e São Paulo? Algo que não esqueço do carnaval, é a sensação que nos dá, quando a bateria passa, pertinho da gente, o coração parece que vai saltar pela boca, é emocionante mesmo, de arrepiar! 

Imagem: Site Giphy

Gosto de acompanhar alguns dos desfiles na TV, de zapear, entre as primeiras escolas do Rio e alguns dos trios elétricos da Bahia, não tenho paciência pra ficar horas, ou a noite toda acordada, pois pra quem está em casa, é bem cansativo, não é tão divertido, como é para quem participa da folia, ao vivo e a cores.

Onde moro não tem carnaval, não que eu saiba, já na capital... vi numa reportagem, que aqui em São Paulo, são mais de 300 blocos, houve um aumento de 36% em relação a 2015, e realmente tenho notado, é um fenômeno. Está virando tradição entre os paulistas, cada ano aumenta mais. Os blocos são divertidos, você coloca qualquer adereço, improvisa sua própria fantasia, e sai pra se divertir no meio da galera, de graça!

Hoje em dia, aproveitaria o carnaval, pra ficar num lugar sossegado, de natureza principalmente, mas surgindo a oportunidade não deixaria de participar da festa, se me sentisse bem, e disposta. 





Máscaras de carnaval - Artesanato - Diy

Para fazer as máscaras de carnaval, peguei alguns moldes na internet, adaptei algumas ''cositas''. Acabou que ficou tipo 2 em 1, é uma coruja...:)
O problema de baixar os moldes na internet, é que não estão no tamanho correto, eu tive que fazer uma adaptações, mas creio que ficou padrão, é só imprimir.


Para decorá-las:


Temos muitas opções, usando a criatividade. Brilho nunca é demais em adereços como esses. Gosto muito da Acrilex, tem uma linha enorme de produtos, pra esse tipo de arte, é perfeito.



Use e abuse de:

* glitter, (porpurina),
* lantejoulas,
* papéis coloridos, 
* fitas, 
* tinta guache, e etc,
* pérolas,
* miçangas, pedras de bijuterias (novas ou de peças usadas (que já estejam soltas)).


Antes de tudo, procuro colar esse molde, num papel mais espesso do que um sulfite. Usei, papel (sobras de um tipo mais espesso, não sei dizer o nome, sobras de um material de uma gráfica), mas pode ser embalagens de papelão, daqueles mais finos de preferência), ou material semelhante, somente pra deixar a máscara mais resistente, já que o sulfite rasga e amassa à toa.


Em 2 delas usei papel laminado, depois que colei na base de papel mais espesso, em seguida colei num pedaço de papel laminado. Aproveitei algumas lantejoulas, claro...rs, além de fitas cetim, glitters e tintas.


Para poder segurar as máscaras, em 2 delas, preferi colocar um ''cabo'', improvisado com 2 palitos de churrasco, se não tem, é um material baratíssimo, assim como as tintas e ornamentos. 

Para fazer  o acessório, ou seja, o cabo, basta unir 2 palitos,  com fita crepe, ou fita adesiva, e depois encapá-los com fita cetim, ou outro material que tiver disponível. Fiz uma 3ª máscara, e optei por usar elástico, ao invés do palito.


Esta máscara,  é uma coruja, digo que é 2 em 1, porque podemos unir uma a outra, ou usá-las de forma separada...hehe...XD. A ideia inicial, era forrá-la com papel camurça, preto e amarelo, colocar algumas pérolas, mas esqueci de comprar o papel, e acabei pintando com tinta guache, e só na parte preta, apliquei com pincel, a tinta 3D preta.



Bom, no momento vou guardá-las, quem sabe usarei num carnaval próximo. O importante, é que durante essa folia toda, as pessoas se divirtam sim, maaassss...desde que seja com responsabilidade!...;)


Teh +!


Imprimir





Nova Lojinha de Camiseta No Site Montink

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...