sábado, 26 de dezembro de 2015

Meia Pérola Para Customizar Camiseta de Ano Novo - Diy

Olá, saudações amigos, tudo bem? como o novo ano se aproxima...resolvi personalizar uma camiseta branca, cor da paz. É a última deste ano, e pensei em pérolas, que na minha opinião, trazem um ''ar de'' sofisticação, leveza, classe, e por serem delicadas, caem muito bem, a quem adora um estilo romântico. Usei meia pérola branca, da cor da camiseta.



A pérola verdadeira, ou seja, natural...produzida pela ostra, surge de uma forma muito interessante, se ela não for ferida, não produzirá pérola. É uma bela metáfora, entendo que é coisa de Deus, usando a natureza sabiamente como sempre, para nos fazer refletir sobre a vida. 

Tem uma frase conhecida, de Rubem Alves que diz: ''Ostra Feliz Não Faz Pérola''.


''A pérola é o resultado de uma reação natural do molusco contra invasores externos, como certos parasitas que procuram reproduzir-se em seu interior. Para isso, esses organismos perfuram a concha e se alojam no manto, uma fina camada de tecido que protege as vísceras da ostra. Ao defender-se do intruso, ela o ataca com uma substância segregada pelo manto, chamada nácar ou madrepérola, depositada sobre o invasor em camadas concêntricas, essa substância cristaliza-se rapidamente, isolando o perigo e formando uma pequena bolota rígida. O tempo médio de maturação de uma pérola é de três anos. Como a ostra já se defende muito bem de invasores com sua concha, o fenômeno é raro, acontecendo, na natureza, em apenas um, em cada 10 000 animais.''



Fonte de pesquisa: o trecho acima, é do site: Mundo Estranho.


Acontece que o homem deu um ''jeitinho'' de acelerar esse processo, como os asiáticos: Japoneses, Chineses e Coreanos. Não entendi muito bem sobre a técnica utilizada, não sei se é uma coisa ''legal'', no sentido de ser correto, ferir mais a pobre da ostra, de uma maneira ''forçada'', pra produzir mais pérolas, devido ao comércio, já que são valiosas, enfim...se alguém tiver conhecimento e puder me esclarecer, agradeço.


Existem diversos tipos de pérolas, se quiser conhecer, veja neste site: Mundo das Pérolas.



Customização:


A pérola é muito usada nas customizações. Mas pensando em praticidade, rapidez, e um resultado tão legal quanto um pérola inteira... usei meia pérola! Não cortei ao meio não...(rs), no mercado encontramos prontinhas para uso, nem precisa costurar, basta uma cola apropriada, simples e fácil de fazer...:)

As pérolas que usei para esta customização, tem 12 mm de diâmetro, existem menores também, e de cores diversas, as minhas são brancas.

Por-blog-camiseta-arte-estilo


Para aplicar no tecido, testei 2 colinhas, aquela de Lantejoulas, e a Pegamil. Deixei de um dia para o outro, eis o resultado:  a de lantejoulas até colou, mas com um ''puxão'' soltou da roupa; já a Pegamil, foi ótima para este trabalho, também é muito utilizada no artesanato, e muito recomendada, é uma cola transparente, e no tecido de algodão, bastou alguns segundos pra colar a pérola de forma instantânea, e firme, que não solta.


Fiz da seguinte maneira, não tem um desenho, uma estampa como no post do bordado com lantejoulas, poderia ter feito como naquele caso, a única diferença, é que seriam meias pérolas, ao invés das lantejoulas, nesta customização, eu colei de forma aleatória


Antes de colar a meia pérola, dica: 

Distribua na roupa, para efeito de visualização, como  e onde elas ficarão, como eu fiz: coloquei abaixo da gola, em fileira, e depois na barra, (ambas na parte da frente). 

Depois que decidi que seria daquela forma, tirei uma, passei a cola, e devolvi para o lugar, fazendo em todas, até todas serem coladas, assim o desenho não se perdeu, se eu colasse uma por uma, sem distribuí-las antes na roupa.

IMPORTANTE: Antes de colar a meia pérola, também improvisei uma proteção com um pedaço de papelão, pra não colar o tecido debaixo.


Aplique um pouco da cola, na base da meia pérola, e já coloque no lugar escolhido, pressionando um ''tiquinho''. Essa cola é muito rápida, depois que entra em contato com o tecido, gruda que é uma beleza.


Fiz todo esse processo, decorando a camiseta, mas incrementei com outro ornamento, a fita cetim, esta que tem 4 cm de largura, ''branquinha da silva'', já o comprimento deixei em 1,35 cm, para amarrar na cintura, é um tecido tão leve quanto o da camiseta de algodão, não ficou pesado no visual.


Detalhe importante: para não desfiar as pontinhas da fita cetim, foi preciso um acabamento simples. Dica: melhor fazer um vinco com ferro de passar antes, para facilitar a dobra, depois apliquei a cola pegamil, espalhei um pouquinho, antes de pressionar, pra não manchar e colei, repeti a dobra, mesmo processo, e prontinho.



E antes de fazer todo esse processo de colagem da meia pérola, já tinha customizado a camiseta, com cortes básicos.


Parece uma túnica, ou aquelas batas compridinhas, digo que esse é o meu estilo, porque adoro esse tipo de blusa, com a cintura bem marcada, e jeans, uso demais da conta! estou tentando me acostumar a outros modelitos, adoraria poder usar mais vestidos, saias longas...:)


Deixei minhas fotos estilizadas, pra ''disfarçar'' o resolução ruim, já que pra ter maior controle das selfies, uso a câmera frontal, que não é a melhor, mas enfim...apliquei textura e filtro vintage, pra dar um toque de foto antiga, mas como sabemos a camiseta, e todos os acessórios que usei, são brancos, branquinhos da silva!





Essa foi uma ideia, para personalizar camiseta, com pérola ou meia pérola, mas claro, podemos aplicar essas ''belezinhas'' em outras peças: jeans, sapatilhas, sapato alto, bolsa, cinto, tiaras, laços, e peça íntima como o soutien, por exemplo...:)

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *